POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

Nós, da AFINDER (a “AFINDER” ou “nós”) somos uma empresa de tecnologia voltada para a higienização e enriquecimento de cadastros, que nasceu de uma necessidade dos mercados de telemarketing e cobrança obterem soluções para tornar mais eficiente o processo de skip tracing.

Para oferecer nossos serviços de higienização e enriquecimento de cadastros (“Serviços”), a AFINDER, por meio de sua base de dados trata diversos dados e informações de consumidores finais (“Você” ou os “Consumidores Finais”) de seus clientes (“Clientes AFINDER”). 

A privacidade dos Consumidores Finais é muito importante para nós, portanto, tomamos todas as medidas possíveis para protegê-la. Nesse sentido, a presente Política de Privacidade (“Política”) explica de maneira clara e acessível como as suas informações e dados pessoais serão armazenados, tratados e compartilhados por nós. 

Na relação de tratamento, a AFINDER se classifica como operadora, realizando o tratamento de dados pessoais em nome dos Clientes AFINDER, que são os controladores dos dados. Caso Você não concorde com esta Política, por favor, informe a nós e ao Cliente AFINDER sobre a sua objeção. 

Esta Política foi redigida de forma simples e acessível, contando com vários exemplos de uso dos dados, justamente para que Você possa ler e entender a forma como utilizamos os seus dados. Caso tenha dúvidas ou precise tratar de qualquer assunto relacionado a esta Política, entre em contato conosco através do e-mail [email protected].

 

A presente Política está dividida da seguinte forma para facilitar sua compreensão:

  1. Que tipos de dados a AFINDER trata?
  2. Com quem a AFINDER compartilha os seus dados?
  3. Por quanto tempo os dados são armazenados?
  4. Como funciona a Segurança da Informação na AFINDER
  5. Transferência internacional de dados
  6. Atualizações da Política

 

1. Que tipos de dados a AFINDER trata?

Para tornar mais acessível as definições e diferenças em relação aos tratamentos realizados por nós, segmentamos em 02 (duas) partes a explicação para que Você possa compreender o que se aplica especificamente à Você.

Vale ressaltar que todos os dados que tratamos são utilizados para a prestação de nossos Serviços. Por isso, todos os dados e informações sobre Você são tratadas como confidenciais, e somente as usaremos para os fins aqui descritos.

Nesse sentido, veja abaixo o que se aplica a Você:

 

1.1 Consumidores finais dos clientes AFINDER

Como não temos contato direto com Consumidores Finais, obtemos a autorização para o tratamento de seus dados junto aos Clientes AFINDER. Nesse sentido, utilizaremos seus dados pessoais da forma apresentada abaixo e com as respectivas bases legais:

Finalidade

Dados Pessoais

Base Legal

Serviços de Higienização e Enriquecimento  Dados de cadastro, filiação, dados de contato (e-mail e telefone), endereços, frequência de cobranças e Do Not Call List (Procon) Consentimento, Legítimo Interesse e Proteção ao Crédito*
*A definição da base legal muitas vezes dependerá de deliberação dos Clientes da AFINDER, na competência de controladores dos dados pessoais.

É importante mencionar que a AFINDER não controla as informações coletadas por terceiros utilizando seu sistema. Esses dados pertencem aos Clientes AFINDER, que os utilizam, divulgam e protegem de acordo com suas respectivas políticas de privacidade. Os Clientes AFINDER são também os responsáveis por obter diretamente o consentimento dos usuários, quando esta for a base legal aplicável, assim como, são responsáveis por coletar, gerenciar e processar as informações confidenciais. Portanto, caso Você tenha alguma dúvida sobre como os seus dados estão sendo gerenciados, recomendamos que Você entre em contato com a empresa que está oferecendo serviços para Você.

1.2 Visitantes do site AFINDER

Se Você é um visitante do nosso site, utilizaremos seus dados pessoais da forma apresentada abaixo e com suas respectivas bases legais:

Finalidade

Dados Pessoais

Base Legal

Acesso ao site  IP, data e hora de acesso, localização geográfica, cookies, resolução de tela, tipo de navegador, origem do acesso, duração da visita e páginas visitadas.
Obrigação Legal e Legítimo Interesse
Analytics Cookies  Legítimo Interesse 

No caso, quando Você visita o nosso site é inserido um “cookie” no seu navegador por meio do software Google Analytics que realiza a coleta automática de determinados dados pessoais para identificar quantas vezes Você retorna ao nosso endereço e qual a origem do seu acesso.

“Cookies” são identificadores que transferimos para o seu navegador ou dispositivo, que nos permitem reconhecer seu navegador ou dispositivo e nos informam como e quando as páginas e recursos em nossas Plataformas são visitados e quantas pessoas as acessam. Você pode optar por recusar ou desabilitar os Cookies através das configurações do seu navegador. No entanto, ao fazer isso, algumas áreas do nosso site podem não funcionar corretamente.

2. Com quem a AFINDER compartilha os seus dados?

Para a prestação de nossos Serviços, a AFINDER poderá operar em conjunto com outras empresas, não só para higienização e enriquecimento de cadastros, mas também para avaliação de capacidade financeira, disponibilização de score de cobrança e acompanhamento da situação do CPF. Dessa forma, com fundamento nas bases legais acima mencionadas, nos reservamos no direito de compartilhar suas informações com os Clientes AFINDER com quem Você tenha uma relação de consumo.

Nós não alugamos, vendemos ou transferimos seus dados pessoais para ninguém, exceto para as empresas listadas abaixo. Neste caso, poderemos vir a compartilhar seus dados pessoais com as seguintes empresas:

Nossos Parceiros: A AFINDER pode compartilhar todas informações que trata sobre os Consumidores Finais de seus Clientes com parceiros da AFINDER, que são contratados exclusivamente para a AFINDER poder oferecer os seus Serviços. Por exemplo, usamos serviços de hospedagem de dados para armazenar a nossa base de dados. Nossos Parceiros somente são autorizados a utilizar os dados pessoais para os fins específicos para os quais eles foram contratados, portanto, eles não irão utilizar os seus dados pessoais para outras finalidades, além as da prestação de Serviços previstas contratualmente.

Nossos Clientes: A AFINDER auxilia os Clientes AFINDER a encontrarem dados atualizados sobre seus consumidores. Esse é o contexto do tratamento de dados pessoais realizado pela AFINDER. Conforme mencionado anteriormente, por ser operadora de dados, a AFINDER se vale das hipóteses autorizativas dos Clientes AFINDER para realizar o tratamento de dados pessoais.

Para resguardar e proteger direitos da AFINDER: A AFINDER se reserva no direito de acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre Você, incluindo interações suas, caso sejam necessários para cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial; ou proteger os direitos, propriedade ou segurança da AFINDER.

 

3. Por quanto tempo os dados serão armazenados?

Nós manteremos seus dados pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os tratamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados serão excluídos de nossos servidores quando estes não forem mais necessários ou relevantes para prestação dos nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da AFINDER.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, e os requisitos legais aplicáveis.

 

4. Como funciona a Segurança da Informação na AFINDER?

A AFINDER toma providências técnicas e organizacionais para proteger os dados pessoais contra perda, uso não autorizado ou outros abusos. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A AFINDER possui um Firewall dedicado com contingência em que tudo é bloqueado e somente exceções são liberadas através do sistema de Service Desk do serviço de hospedagem.

A conta dos Clientes AFINDER é protegida com uma senha para a privacidade e segurança de seus Consumidores Finais. O Cliente AFINDER deve manter sua senha de acesso em local seguro e evitar o compartilhamento desta com terceiros, bem como limitar o acesso aos computadores ou dispositivos e navegadores, fazendo logout após ter concluído o acesso à conta.

Nós nos esforçamos para proteger a segurança da conta dos Clientes AFINDER e de outros dados pessoais que mantemos seus em nossos registros, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entrada ou uso não autorizado de conta, falha de hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança dos dados pessoais presentes em nossa base de dados a qualquer momento, por isso, nos ajude a manter um ambiente seguro para todos. Além de adotar boas práticas de segurança em relação a conta e aos dados pessoais disponibilizados, solicitamos aos Clientes caso identifiquem ou tomem conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados, entrem em contato conosco.

 

5. Transferência Internacional

A AFINDER possui sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela lei brasileira. Importante pontuar que a AFINDER não realiza transferência de dados internacional, estando todas as operações de tratamento localizadas em território nacional. 

 

6. Contatos

Para assuntos relacionados ao tratamento de dados pessoais, o interessado deverá entrar em contato com o DPO ou Atendimento da Afinder, conforme dados abaixo:

Através do link: https://www.afinder.com.br/atendimento-ao-titular-lgpd/

DPO Através do e-mail: [email protected]

Atendimento Afinder: [email protected]

 

7. Reclamação perante a autoridade nacional de proteção de dados pessoais – ANPD

Para assuntos relacionadas ao tratamento de dados pessoais, o interessado poderá entrar em contato com a ANPD através dos canais de atendimento divulgados pela Autoridade: https://www.gov.br/anpd/pt-br/canais_atendimento

 

8. Atualizações dessa Política

Como estamos sempre buscando melhorar nossos Serviços, esta Política pode passar por atualizações, visando fornecer a Você mais segurança, conveniência e melhorar cada vez mais a sua experiência. É por isso que recomendamos que Você acesse nossa Política periodicamente, para que Você tenha conhecimento sobre as modificações. Para facilitar, indicamos no final do documento a data da última atualização. Caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações suas, iremos publicar essa atualização e solicitar um novo consentimento seu. 

 

 

Última Atualização: 17 de abril de 2024